FILMES | Don't you forget about me [The Breakfast Club 1985]

As reviews de Teen Wolf e de Pretty Little Liars são dos posts que mais gosto de produzir para o blog, contudo por serem series são mais complicados de postar porque por vezes eu não tenho tempo para ver os episódios na semana em que saiem e ao ficarem por ver fico com reviews em atrasado. Contudo, ao tentar terminar as reviwes de ambas as series dei-me conta do quão gostoso de escreve-las. Series e filmes são das coisas que mais consumo e das quais mais eu gosto de falar então tive uma ideia de génio: fazer reviews de filmes para vocês. Assim nasceu a rubrica Na Estante que serve para fazer reviews em geral, sejam de fimes, series, álbuns músicas, livros e até fanfics - que todos vocês sabem que eu amo.


The Breakfast Club
O Cube (Pt)
Estados Unidos
1985 || Cor || 97 min
Género: Drama
Ano: 1985
Idioma: Inglês
Publico Alvo: Adolescentes


Cinco alunos do secundário, de diferentes esteriotipos, conhecem se na detenção, onde eles abrem os seus corações uns com os outros e descobrem que têm muito mais em comum do que aquilo que imaginarem.

Quando, há trinta e um anos, o filme chegou aos cinemas ninguém esperava que ele se tornasse um clássico daquela geração e das vindouras. Eu nasci catorze anos depois e simplesmente amo-o.

Dirigido por John Hughes, The Breakfast Club, é um filme que conta a história de cinco adolescentes que são obrigados a passar um sábado na escola e a escrever uma redação sobre quem eles realmente são. Tudo por causa de algo errado que cada um tinha feito.

Descrito assim, parece um simples e banal filme. Mais um filme para adolescentes. Só que acaba por ser um filme que procura analisar cada uma das personagens cuidadosamente, o que te leva a identificar com pelo menos um dos cinco alunos.

O primeiro aluno a nos ser apresentado, é uma aluna. Claire Sandish (Molly Ringwald), que é a personificação de uma rapariga popular, rainha do baile, a queridinha da escola. Ela ficou de castigo porque preferiu ir fazer compras invés de ir as aulas. O que soa bem fútil, certo?

Em seguida aparece Brian Johnson (Anthony Michel Hall), que é o típico nerd, ou seja, está habituado a tirar boas notas, constantemente. E aí surge a primeira intriga para quem está a ver: o porquê dele estar de castigo, uma vez que ele não é o tipo de aluno que comete atos que o coloquem em tal situação.

Depois do nerd, para acentuar contrastes da vida social dos estudantes, surge Andrew Clark (Emilio Estévez) o rapaz sensação e atleta da escola. Nos primeiros minutos percebemos que ele faz o tipo de competidor, que não aguenta ser associado a um perdedor.

Por fim, somos apresentados as consideradas nem que seja só por mim melhores personagens do filme, John Bender (Judd Nelson) e Allison Reynolds (Ally Sheedy). Bender é o típico Bad Boy, que começa o filme a gozar e perturbar os outros. E aí é que está toda a magia do filme: os atos de John levam à união dos alunos. Ou seja, não é errado julgar que ele é a personagem principal do filme.

Allison assume, no início, o papel de rapariga mistério que não fala com ninguém. Tudo o que vemos dela levamos a acreditar que é louca e que gosta de roubas as coisas dos outros. E ainda levamos um pouco a perceber o porquê dela estar ali.


O enredo, propriamente dito, começa após os cinco protagonistas serem apresentados. A primeira coisa que eu notei foi que Bender sente se provocado com a presença de Andrew, Brian e Claire. Percebi que ele não se dá com eles apenas por causa das suas classes sociais, o que já diz bastante sobre a sua personalidade. Enquanto isso, Brian vai mostrando um pouco mais sobre quem ele é: alguém que não gosta de si mesmo. Já Andrew e John deixam claro que não gostam um do outro, o que leva a uma disputa entre ambos.

Quem não podemos deixar de citar é o diretor da escola, Richard Vernon (Paul Gleason). Acho que a participação desta personagem é fundamental porque, para além de John Bender, ele também leva os alunos a se unirem. E achei super querido que apesar dos restante quatro não irem com a cara de Bender o ajudem a não ser apanhado pelo diretor. Mas, devo ressaltar a cena em que o diretor enfrenta Bender que representa, I think, o sonho de muitos professores que tem alunos que não o respeitam.

Depois de algumas idas e vindas, os cinco reúnem se para terem um longa conversa. Formam um roda e cada um acaba por revelar os seus defeitos, o seu verdadeiro eu. E é extamente nessa cena que podemos nos identificar com um dos cinco. Inclusive, é aí que descobrimos o porquê deles estarem na detenção. Destacam se as histórias de Andy e Brian porque são capazes de deixar qualquer um emocionado. E é preciso realçar a incrível direção de John Hughes que fica clara ao ongo do filme, mas principalmente nesta cena.

Pessoalmente o que mais gosto no filme é justamente esta imagem por dentro e por fora das personagens. Quando o filme acaba tu ainda te estás a questionar se aquelas pessoas são aquelas a quem foste apresentado/a no início da trama. A evolução de cada personagem é muito bem construída, o que faz o filme ainda mais incrível. Allison é aquela que tem mais destaque dentro desta evolução e isso fica claro quando a Clair, nos minutos finais, a ajuda com o mudança.


The Breakfast Club é dos meus filmes preferidos por várias razões. Tem um elenco escolhido a dedo, atuações brilhantes e uma direção incrível. Todos estes motivos, conjugados com outros, levaram o filme a tornar-se um clássico da década de 80, que representa muito bem a geração daquela época. É um filme que merece ser visto e revisto.

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Mas não tens de ficar assim, querida. Muito pelo contrário. Deves olhar de alto e fazer-nos ver que estás a seguir o tipo de alimentação que decidiste começar a ter. :D Afinal de contas, é a tua força de vontade que deve falar mais alto. Acho, ainda, que devias abordar esse assunto pelo blog. Fiquei curioso em relação à alimentação que fazes, por exemplo :D

    Fico contente por incluíres mais uma rúbrica no teu blog. Este género de posts são sempre muito úteis porque nos dás a conhecer séries, filmes e afins, novos. E logo eu que preciso imenso disso porque sou um zero à esquerda :D

    NEW TIPS POST | Suggestions gifts for Mother's Day.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, parece mesmo que adivinhaste, tenho ando a preparar vários post exatamente sobre isso e acredito que o primeiro vá sair já esta semana.

      Obrigada,mais uma vez pelas tuas palavras carinhosas.

      Eliminar
  2. O filme parece ser muito interessante ;) Em princípio, irei ver com uma amiga!
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de o veres, por favor diz me o que achaste!
      Beijinhos *-*

      Eliminar
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)