SE EU FOSSE ARABELLA | O que o secundário significou pra mim


Apesar de ainda não ter terminado o secundário, tenho mais alguns dias de aulas e preciso de sobreviver aos exames para realmente dizer que este foi mais um ciclo que se fechou na minha vida, um outro obstáculo que ultrapassei. E mesmo sabendo que ainda sou uma estudante do secundário acho que já nada vai mudar a opinião que tenho sobre o meu percurso do liceu.

O meu baile de finalista realizou se no passado sábado, 13 de maio de 2017, e nos dias antes do mesmo consegui perceber que aquele iria ser o meu último grande momento do secundário. Na altura ainda estava tão confusa que facilmente entrava em pânico e em várias noites dessa semana adormeci entre lágrimas, com receio do que iria fazer da minha vida quando tivesse terminado os exames.
Esta etapa da minha vida foi tudo aquilo que eu jamais imaginei que viria a ser. Cresci a ver várias séries escritas para atraírem o público jovem e produções como Pretty Little Liars, Teen Wolf e Gossip Girl só me fizeram ver o lado romantizado do secundário. As pessoas dizem sempre que são os melhores anos da minha vida, que estamos a fazer amigos que levaremos para a vida e eu perdi a conta há quantidade de vezes que me relembraram de que eu jamais voltaria a ser tão jovem como era naquele momento.

E aí é que está a questão: nem que me pagassem eu iria desejar voltar a ser tão jovem como fui naquelas noites, não quero levar todas as amizades que fiz naquela escola para a vida e que Deus me livre daqueles terem sido os melhores anos da minha vida. Porque eu sei que mereço ter algo melhor para contar aos meus netos. 

Espero que não me entendam mal, o secundário teve os seus bons momentos e a escola em que eu andei deu me a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, que eu levarei no meu coração mesmo quando a vida nos levar a perder o contato. Mas, a verdade é que se pudesse mais tarde iria fazer tudo e mais alguma coisa para que os meus filhos não tivessem de passar por esta fase da vida.
Acredito que há pessoas que até tenham gostado do secundário, talvez tu até julgues que foram os melhores três anos da tua vida e quem sabe foi lá que conheceste os teus melhores amigos. A minha experiência até pode ser um caso isolado, uma minoria, mas a cada dia que passa sinto um peso a sair me do coração porque sinto me um dia mais perto de ser livre. Tudo o que quero é deixar todas as mentiras, falsidades e problemas que tive e poder conhecer a aproveitar o meu tempo com algo que realmente queira e que me dê vontade de levantar todos os dias e enfrentar o mundo lá fora.

Foram coisas que não tive no secundário, não acordava entusiasmada por ir para a escola e por escolha própria teria evitado imensas pessoas com quem me cruzei diariamente durante três anos. Deus não teve pena de mim e fez me ter de aguentar tudo aquilo por algum tempo. Mas olhem bem para mim, eu sobrevivi e na realidade levei quatro anos para terminar o secundário. Não comentam o meu erro e certifiquem se que escolhem a área que querem ou então alteram a decisão enquanto têm tempo, não percam um ano em algo que não querem realmente.

Agora só me resta esperar por uma melhor experiência universitária, porque a verdade é que não deixarei o tipo de coisas que influenciaram negativamente a minha opinião sobre o secundário arruinarem também o meu percurso académico. 

Enviar um comentário

7 Comentários

  1. Tenho pena que não tenha sido a experiência mais positiva querida :(

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas, ajudou me a crescer!

      É sempre bom ter te por aqui Cátia, obrigada

      Eliminar
  2. O secundário teve altos e baixos para mim! Havia dias em que eu adorava e outros em que era uma valente treta! O último ano foi horrível para mim. Até agora, a faculdade está a ser 1000 vezes melhor e espero que assim continue!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Deus queira que a universidade me sorria da forma que te sorriu

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho que se alguém gosta do secundário, provavelmente estará a mentir xD okay que podem existir casos que corre às mil maravilhas mas acho sempre que é uma confusão pegada, pressão social, escolar e profissional... fora todas as más pessoas com quem nos cruzamos. Não frequentei a faculdade mas pelo que vejo de fora, parece-me muito diferente.
    Espero que corra tudo bem contigo, beijinhos :)

    My Lipstick Marks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o teu comentário define exatamente tudo aquilo que eu julgo que o secundário tenha sido!

      Muito obrigada por teres passado por cá e pelo teu comentário, esperava voltar a ver te por aqui !!!

      Eliminar
  4. Apesar de não ter sido uma fase positiva para ti, acredito que aprendeste com isso. Porque nós aprendemos sempre alguma coisa. E é daí que temos que retirar essas aprendizagens para um futuro melhor :)

    Xoxo, Pirilampos
    Pirilampos em Marte
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)